Universidade São Francisco

Universidade São Francisco

sábado, 5 de abril de 2014

TRANSMISSOR FM

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE UM TRANSMISSOR
   O principio de funcionamento básico de um transmissor FM pode ser demonstrado pelo seguinte diagrama de blocos:


Microfone:
   É um elemento electromecânico, que quando sofre diferenças de pressão provocadas pela voz humana, converte-as em ondas electromagnéticas com uma frequência possível de ser ouvida pelo ser humano (sinal de frequência de áudio).
Amplificador frequência de áudio (AF):
   Dispositivo que tem como função, aumentar a amplitude do sinal de frequência de áudio das ondas electromagnéticas produzidas no microfone.
Modulador:
   Dispositivo onde se efetua o processo de modulação.
Oscilador:
   Elemento do transmissor, responsável pela geração de uma onda sinusoidal (portadora) a uma frequência escolhida, necessária para se efectuar a modulação.
Amplificador de rádio frequência (RF):
   Este dispositivo tem como função, aumentar a amplitude do sinal de rádio frequência produzido pela modulação, conservando a frequência, para assim poder ser enviado através do canal de comunicação pela antena.
Antena
   É o dispositivo condutor que emite para o espaço as ondas electromagnéticas geradas no emissor ou que recebe do espaço essas ondas destinadas ao receptor. A forma geométrica que uma antena pode apresentar depende, essencialmente, do comprimento de onda das ondas que ela emite ou recebe.
Modulação:
   Processo utilizado para permitir que ondas de rádio possam transportar a informação em frequência de áudio (voz e música). Este processo pode ser visto como sendo um sistema que recebe dois sinais de entrada e produz um sinal de saída. Uma destas entradas é o sinal de informação que é gerado por exemplo pelo microfone (sinal de frequência de áudio), a esta entrada dá-se o nome de sinal modulante, a outra entrada é um sinal apropriado para se fazer a transmissão pelo canal de comunicação (ar), entrada essa que tem como função transportar a informação a ser transmitida, sendo por isso conhecida como sinal de portadora. Ao sinal de saída é dá-se o nome de sinal modulado (sinal de rádio frequência).



   Existem várias técnicas para modular uma onda portadora de rádio frequência:
Modulação em Amplitude (AM): A amplitude do sinal da portadora acompanha de forma directamente proporcional as variações de amplitude da onda de frequência de áudio.

   Modulação em Frequência (FM): A frequência da onda portadora acompanha de forma directamente proporcional as variações da amplitude das ondas de frequência de áudio.

   A grande vantagem da modulação FM relativamente à modulação AM é que o nível de ruído na recepção é reduzido.  Quanto à escolha, qual a técnica de modulação a utilizar, esta deverá ter em conta as características, do sinal a transmitir e as do canal de comunicação.

Fonte: http://radiofonia.com.sapo.pt/Sistemas_radio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário