Universidade São Francisco

Universidade São Francisco

domingo, 29 de setembro de 2013

APLICAÇÕES


Transistor como chave

A forma mais simples de se usar um transistor é como uma chave, significando uma operação na saturação ou no corte e em nenhum outro lugar ao longo da reta de carga.
Quando o transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor, o transistor cortado é como uma chave aberta.
Definição de corte e saturação
Corte é conhecido como ponto onde a reta de carga intercepta a curva IB=0. Nesse ponto a corrente de base é zero e a corrente do coletor é muito pequena (ICEQ).

Saturação é o ponto onde existe a interseção da reta de carga e a curva IB=IB(SAT). Nesse ponto a corrente de coletor é máxima.




Divisor de tensão

Um Divisor de Tensão é uma técnica utilizada para criar uma Tensão Vout que é proporcional a outra Tensão Vin. O Divisor de Tensão, cuja Resistência é variável, é designado por Potenciômetro.





A Figura 2 é um circuito que explica o princípio de um Potenciômetro. Uma Resistência R é dividida, pelo Contacto Deslizante, em duas Resistências, R1 e R2, que estão ligadas em Paralelo, respectivamente, às duas Lâmpadas Elétricas, B1 e B2. Os dois circuitos em Paralelo estão por sua vez ligados em Série com a Fonte de Alimentação de Tensão V.


Comparador de tensão LM339

Os comparadores de tensão encontram uma ampla gama de aplicações em controles, alarmes, sensores e muitos outros circuitos.O LM339 é usados em uma grande variedade de equipamentos excluindo amplificadores operacionais, que podem facilmente ser implementado como comparador. Um comparador de tensão nada mais é do que um amplificador operacional de alto ganho ligado de forma a comparar uma tensão de entrada com uma tensão de referência.
A saída estará no nível alto ou baixo, conforme a tensão de entrada for maior ou menor que a tensão de referência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário